Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito,
contra a carne, porque são opostos entre si; Gl 5:16
A palavra de Deus nos fala de uma guerra que existe dentro de nós, e para entendermos esta luta precisamos compreender como fomos criados. Vamos observar o gráfico acima e compararmos com a Palavra de Deus.
A Bíblia é recheada de versículos que mostram que o homem é um ser triuno, ou seja, somos constituídos de três parter: corpo, alma e espírito. Ver 1Ts 5:23.
Logo no princípio, Deus cria o homem do pó da terra (Gn 2:7,8), seu corpo é formado da terra, moldado pelas mãos de Deus. Após formar seu corpo ele sopra nas suas narinas o "fôlego de vida", sua alma e espírito foram implantas dentro daquele corpo de terra, a partir do sopro da boca de Deus, daí ele se tornou "alma"+"vivente". Veja que sem o sopro de Deus aquela criação era apenas um boneco de barro, sem vida, sem propósito.
Ao pecar o homem (e mulher), a terra se tornou maldita (Gn 3:17), portanto seu corpo, feito da terra, recebeu toda a maldição vinda do pecado, sendo a principal delas, a morte.
Nosso corpo foi vendido a escravidão. Vejamos o que Paulo no diz a respeito do nosso corpo terrestre.
Rm 7:14,23,24 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Portanto nosso corpo já esta destinado à morte, e nele não habita bem algum (na carne, Rm 7:18), ao mesmo tempo, a palavra de Deus diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo, conforme 1 Co 3:16, veja:
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
E aí é que se encontra a GRANDE GUERRA. Nossa carne sempre querendo nos puxar para terra, para as coisas desse mundo, as concupiscências da carne (desejos), dos olhos, e a soberba da vida (1Jo2:16)
Por outro lado temos um espírito que Deus implantou em nós, que nos dá uma consciência de Deus, da eternidade, da sua lei e sua vontade.