As riquezas do "Pai Nosso"

As riquezas do “Pai Nosso”

Mateus 6:9-13 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus (1), santificado seja o teu nome (2);  venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu (3);  o pão nosso de cada dia dá-nos hoje (4);  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (5);  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal (6) pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre (7). Amém!
Quando indagado pelos seus discípulos de como deveríamos orar, Jesus nos deixou um modelo de oração que contém verdadeiros tesouros do coração de Deus para nós. De forma resumida vamos extrair algumas dessas riquezas:

1) Pai nosso; (paternidade e família)
A oração inicia revelando o Eterno Propósito de Deus para com o ser humano que Ele criou: O desejo de ser pai de uma grande família de filhos a Sua imagem e semelhança, como Seu filho Jesus Cristo.
João 1:12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”

2)  Santificado seja teu nome; (mudanças de hábitos)
Deus é Santo.  Se Ele é santo, qual a necessidade de seu nome ser santificado? O nome de Deus é santificado quando seus filhos se tornam santos. Quanto mais pareço com Jesus, que também é santo, mais eu santifico o nome dele.  Ex: atitudes do filho refletem o caráter do pai.
1 Pedro 1:16 – “...porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”

3)  Venha teu reino; (justiça, paz e alegria)
Uma das acusações contra Jesus, na sua época, era que Ele viria tomar o reino dos romanos, porém Jesus quando indagado por Pilatos responde-o a este respeito: “o meu reino não é deste mundo.” Porém ele nos ensinou na oração modelo, a desejarmos trazer o Seu reino dos céus para terra. Seria isto possível? Como Jesus, sendo Rei dos reis e Senhor dos senhores, pode reinar aqui nesta terra tão corrupta? Vejamos...

Lucas 17:20,21 -  “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.”

Sim! É possível, os filhos de Deus, podem transferir o Reino de Deus dos céus para terra, pois Jesus reina em corações dispostos a obedecê-lo e fazer Sua vontade na terra como é feita nos céus. E qual o resultado da vinda do Reino?
Romanos 14:17 – “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”  Na sua casa, no seu trabalho, ou em qualquer lugar que você for, tendo Jesus reinando no seu coração, haverá justiça, paz e alegria. Portanto Venha teu Reino! 

4) O pão nosso de cada dia nos dá hoje... (provisão total)
Quando falamos de pão imediatamente lembramos de comida, sustento financeiro, mas quando falamos da provisão de Deus Pai, é muito mais que isso, conforme falamos anteriormente. Deus proverá para seus filhos todas as suas necessidades, sejam elas espirituais, emocionais, financeiras, ou de qualquer outra natureza, desde que O coloquemos em primeiro lugar em nossas vidas e confiemos nEle.
Mateus 6:31,33 -  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? (...) buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

IMPORTANTES MEDIDORES

IMPORTANTES MEDIDORES

     Quando estamos voltando de uma viagem, não tem coisa melhor do que acompanhar as placas que informam a que distância estamos de casa. Um termômetro, um velocímetro, uma régua, todos são essencias para servirem de referência.
     Quando se trata de Reino de Deus, o mundo espiritual governa o mundo natural. E a igreja tem vivido uma realidade nada boa. Tem andado somente de forma natural, somente participando das programações. Será que isso é viver o mundo espiritual, será isso experimentar o sobrenatural de Deus?
     Existem medidores que nos mostram como estamos nos comportando, mostram a distância que estamos de Deus. E eles são:

JEJUM

     Durante o jejum, o corpo elimina grandes quantidades de toxinas acumuladas nas gorduras; e com o jejum, a circulação sangüínea não se concentra tanto no estômago, irrigando melhor o cérebro. Esses são dados extritamente técnicos ou científicos. Se só o fato de se abster de alimentos temos esses benefícios, imaginem se aplicarmos isso com propriedade no mundo espiritual.
     Fazendo um apanhado sobre jejuns em outras religiões e seitas, vemos:

  • Muçulmanos: passam os 30 dias do Ramadã praticando um jejum que vai até às 18 horas. Muitos cristãos nunca fizeram esse jejum nem por um dia!
  • Satanistas: o maior alvo dos jejuns é destruir a Igreja do Deus vivo. Existem casos de rituais vodus que as pessoas passam 14 dias sem se alimentar. Chegando ao ponto de no final, altamente influenciados por espíritos malignos, conseguirem andar sobre brasas. Muitos cristãos nunca fizeram um jejum para edificar a Igreja do Deus vivo!
  • Mórmons. separam 1 domingo por mês chegando a passar 24 horas. E o dinheiro que se gastaria com a alimentação é dado como esmola para quem não tem. Muitas vezes, a economia é o único motivo que estimula os cristãos a jejuarem.
     "Estou convencido de que a maneira de sermos libertos de um pecado que nos assedia insistentemente é praticarmos o jejum." (Jerry Falwell).

     Base bíblica:     Is 58.1-11

ORACAO
     A oração é extremamente importante se ligada com o jejum. Seja como for, a oração é normalmente considerada como um instrumento que, se usado com reverência, fé e temor, concede um meio de comunicação com o mundo espiritual. Por isso a importância de não tomar o nome de Deus em vão.
     Da mesma forma, fazendo um apanhado sobre oração em outras religiões e seitas, vemos:
  • Judaísmo: eles oram com a cabeça coberta em sinal de respeito. É possivel vermos cristãos saindo do salão durante um período de oração para atender um celular!