As riquezas do “Pai Nosso”
Mateus 6:9-13 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus (1), santificado seja o teu nome (2); venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu (3); o pão nosso de cada dia dá-nos hoje (4); e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (5); e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal (6) pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre (7). Amém!
Quando indagado pelos seus discípulos de como deveríamos orar, Jesus nos deixou um modelo de oração que contém verdadeiros tesouros do coração de Deus para nós. De forma resumida vamos extrair algumas dessas riquezas:
1) Pai nosso; (paternidade e família)
A oração inicia revelando o Eterno Propósito de Deus para com o ser humano que Ele criou: O desejo de ser pai de uma grande família de filhos a Sua imagem e semelhança, como Seu filho Jesus Cristo.
João 1:12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”
2) Santificado seja teu nome; (mudanças de hábitos)
Deus é Santo. Se Ele é santo, qual a necessidade de seu nome ser santificado? O nome de Deus é santificado quando seus filhos se tornam santos. Quanto mais pareço com Jesus, que também é santo, mais eu santifico o nome dele. Ex: atitudes do filho refletem o caráter do pai.
1 Pedro 1:16 – “...porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”
3) Venha teu reino; (justiça, paz e alegria)
Uma das acusações contra Jesus, na sua época, era que Ele viria tomar o reino dos romanos, porém Jesus quando indagado por Pilatos responde-o a este respeito: “o meu reino não é deste mundo.” Porém ele nos ensinou na oração modelo, a desejarmos trazer o Seu reino dos céus para terra. Seria isto possível? Como Jesus, sendo Rei dos reis e Senhor dos senhores, pode reinar aqui nesta terra tão corrupta? Vejamos...
Lucas 17:20,21 - “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.”
Sim! É possível, os filhos de Deus, podem transferir o Reino de Deus dos céus para terra, pois Jesus reina em corações dispostos a obedecê-lo e fazer Sua vontade na terra como é feita nos céus. E qual o resultado da vinda do Reino?
Romanos 14:17 – “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Na sua casa, no seu trabalho, ou em qualquer lugar que você for, tendo Jesus reinando no seu coração, haverá justiça, paz e alegria. Portanto Venha teu Reino!
4) O pão nosso de cada dia nos dá hoje... (provisão total)
Quando falamos de pão imediatamente lembramos de comida, sustento financeiro, mas quando falamos da provisão de Deus Pai, é muito mais que isso, conforme falamos anteriormente. Deus proverá para seus filhos todas as suas necessidades, sejam elas espirituais, emocionais, financeiras, ou de qualquer outra natureza, desde que O coloquemos em primeiro lugar em nossas vidas e confiemos nEle.
Mateus 6:31,33 - Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? (...) buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
5) Perdoa (...), assim como perdoamos (...); (perdão)
O maior de todos os benefícios que Jesus revelou na sua morte e ressurreição é sem dúvida o perdão dos pecados. Deus não hesitou ao ter de tomar a mais difícil decisão para salvar o homem dos seus pecados e da morte eterna. Entregou seu único filho para morrer pelos nossos pecados. Leia João 3:16
1 Pedro 3:18 - Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus;
Tudo isso ele fez por nós gratuitamente, por sua graça, e só condicionou o seu perdão a uma única atitude nossa, de não sonegarmos o perdão a ninguém que nos ofenda. A continuação da oração do Pai nosso diz assim:
Mateus 6:14,15 - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
Nenhum ser humano sofreu tamanha injustiça como Jesus sofreu, e o maior ensinamento que ele nos deixou foi o seu grito, ainda pregado na cruz, dizendo:
Lucas 23:34 - “Pai perdoa-os porque eles não sabem o que fazem.” Ele morreu perdoando...
6) ...não nos deixes cair em tentação (proteção)
Ter consciência de que não conseguimos enfrentar as tentações sozinhos, é um grande passo para alcançarmos a liberdade. Deus é quem nos sustenta de pé. Se nós caímos, é porque em algum momento deixamos de olhar para Ele. Ele nos protege do todo mal. Leia o Salmo 91 e veja que maravilhosos livramentos nosso Pai Celeste promete dar àqueles que nEle encontram refúgio.
7) ...pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre (reconhecimento)
A oração termina reconhecendo a majestade, a grandeza e a glória do Pai. Ter a correta compreensão de Deus e do seu amor por nós, nos faz andar neste mundo, como filhos de Deus, o que nos garante: Sua paternidade (Deus), uma família (a igreja), mudanças de hábitos, justiça, paz e alegria (reino), toda provisão necessária, sermos perdoadores perdoados, a proteção e cuidado que só o Pai Perfeito pode nos dar.
Glórias ao Deus nosso Pai, e ao Seu filho Jesus Cristo, hoje, primogênito da família de Deus, a qual somos nós!