Achando o foco



Diz-se que 95% das pessoas não priorizam as suas necessidades mais importantes. Por isso nunca conseguem concretizar a maioria dos seus projetos. Quando é pra estudar, prefere brincar; quando é pra trabalhar, prefere estudar; quando é pra se divertir, prefere trabalhar; quando é pra edificar, prefere contemplar; Em vez de comprar uma casa, compra um carro. Sempre modificando as ordens. Preferindo, às vezes, o supérfluo.
Deparando-nos  com o povo de Israel, vemos que as situações eram adversas e era necessário haver um empenho para alcançar o propósito deles que era chegar em Canaã. No meio do processo, uma caravana de 12 pessoas parte para espiar a terra que já estava separada para eles. E uma divisão no povo foi instaurada. Uma multidão dizendo que não havia como entrar na terra enquanto somente dois declarando que aquilo era possível.
Então Deus determinou a consequência para a atitude dos dois grupos: só entraria na terra quem não murmurou. Não houve nenhuma distinção a não ser pela idade.

Nm 14:29
neste deserto cairão os vossos cadáveres; nenhum de todos vós que fostes contados, segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, que contra mim murmurastes,

Vamos analisar de uma forma fria quem era esse grupo que sofreu essa punição.

Ex 30:14
Todo aquele que for alistado, de vinte anos para cima, dará a oferta do Senhor.

Os ALISTADOS do povo de Israel eram de vinte anos pra cima.

Nm 1:3
os da idade de vinte anos para cima, isto é, todos os que em Israel podem sair à guerra, a esses contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão.

Os ARREGIMENTADOS para o exército deviam ter no mínimo vinte anos

Nm 8:24
Este será o encargo dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão para se ocuparem no serviço a tenda da revelação;

Os levitas precisavam ter vinte e cinco anos para ministrarem. Alguns levitas foram amaldiçoados antes mesmo de entrarem no ministério.
Toda essa geração foi renovada: novos soldados no exército, novos levitas no templo, novo povo. Tudo por causa da murmuração.
Deus não nos deixa sem direção no processo de caminhada no deserto. Assim como havia a nuvem e a coluna de fogo, pra nós existe a Bíblia.


.....